Afinal a economia está indo bem ou mal?

Afinal a economia está indo bem ou mal?

Inflação nas nuvens, preço dos alimentos, da habitação, dos artigos de residência, do transporte, da saudê, etc. só aumentam... E nada está sendo feito para resolver os problemas reais dos brasileiros.

De acordo com o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), divulgado no dia 24 de agosto de 2022, a inflação oficial brasileira teria uma queda de 0,73% no mês de agosto, após uma pequena alta de 0,13% no mês anterior.

Essa seria a menor taxa contabilizada nos últimos 30 anos.

Inadimplência recorde e o Brasil rumo ao precipício
A única saída para a crise é a mobilização dos trabalhadores pelas bases. As direções burocratizadas do que eram as antigas organizações de massas não o farão. Mas a força da crise capitalista sim tem esse potencial. LEER MÁS »

Considerando que esses números contrastam muito com o que os nossos bolsos sofrem quando vamos ao supermercado, vale a pena dar uma olhada mais de perto neles.

A inflação contabilizada pelo IPCA-15 teria caído de 11,39%, no acumulado dos últimos 12 meses, para 9,30% e 5,02% desde o início do ano.

Mas vejamos o que teria acontecido com os nove grupos de produtos e serviços considerados pelo IBGE para o cálculo da inflação:

·   Alimentação e bebidas: 1,12%

·   Habitação: -0,37%

·   Artigos de residência: 0,08%

·   Vestuário: 0,76%

·   Transportes: -5,24%

·   Saúde e cuidados pessoais: 0,81%

·   Despesas pessoais: 0,81%

·   Educação: 0,61%

·   Comunicação: -0,30%

O doce veneno … do mesmo veneno
A Polícia Federal tem realizado busca e apreensão em vários estados, contra empresários bolsonaristas, a mando do ministro do SFT (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Morais. O doce veneno … do mesmo veneno. LEER MÁS »

Conclusões:

1)   Em vários componentes importantes que afetam o brasileiro a inflação não caiu e sim aumentou bastante, principalmente em relação aos alimentos. Cada vez fica mais difícil comer no Brasil.

2)   Educação e saúde continuam sendo um tumor cancerígeno no Brasil. Piora a qualidade dos serviços públicos porque há a política de privatizar tudo. E quando somos engolfados pelos serviços privados nos enfiam a faca. Os planos de saúde, que são controlados por bancos, continuam disparando às nuvens.

3)   A redução da inflação se relaciona com a queda dos preços dos combustíveis e da energia residencial, esta provocada pela redução do ICMS. Esses truques do Governo Federal têm como objetivo manter o bolsonarismo como um fator político importante na repartição do poder no próximo governo. Mas quem pagará o pato depois?

Nada está sendo feito para resolver os problemas reais dos brasileiros.

Os remendos são cada vez piores e de duração mais curta.

É tudo mais do mesmo massacre.

Justiça absolve policial que quase matou comerciante! Justiça para quem? Até onde chegamos? O aparato estatal e judicial está diretamente do lado dos opressores e explotadores dos trabalhadores. Basta de brutalidade policial, chega de matança. LEER MÁS »

As promessas da chapa Lula/ Alckmin não passam em grande medida de pura demagogia, pois não há nenhuma reforma estrutural proposta, nem eliminar o massacre do Brasil imposto por Bolsonaro, a Lava Jato, Temer ou mesmo FHC.

Se depender dos ricaços e seus agentes, desde os da direita até a sua ala esquerda, tudo será mantido igual. O limite é conter um levante revolucionário de massas.

COMPARTIR:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deja un comentario

Plataforma Latino Americana