A inflação domada?

A inflação domada?

Saiba por que o Brasil esta tão estável economicamente e quais são as consequências para os trabalhadores.

A inflação no Brasil tem sido controlada. Os preços dos combustíveis caíram um pouco, apesar dos preços dos alimentos parecem ter se mantido nas nuvens.

De uma inflação oficial que bateu nos 10%, agora estamos com uma inflação oficial em torno dos 5% e com uma meta do CMN (Conselho Monetário Nacional), por unanimidade, de 3%.

Enquanto isso, a taxa oficial dos juros da Selic, que incide principalmente sobre os títulos da dívida pública, tem se mantido em 13,75%, com uma perspectiva de cair até 12% até o final do ano.

A estabilidade do Brasil está fundamentada nos capitais andorinha que vêm ao Brasil na busca da maior taxa de lucros do rentismo do mundo, o dobro do segundo paraíso rentista.

Os grandes especuladores financeiros são beneficiados por todos os meios imagináveis.

Swaps cambiais que lhes garantem que não vão perder se houver desvalorizações.

Dólar a preço baixo para facilitar a repatriação dos lucros.

Arcabouço Fiscal para garantir que o grosso dos recursos sejam direcionados à ultra corrupta e nunca auditada dívida pública.

Especulação financeira com as matérias primas que são direcionadas às bolsas mercantis e futuro que ficam com 80% dos lucros, e que são responsáveis por uma boa parte da depredação ambiental.

Neste paraíso do rentismo capitalismo, temos a sempre presente pergunta: até quando esta situação poderá ser mantida?

Conforme nós vimos na década de 1980, o mais provável é que do Brasil oficial somente sobre os ossinhos quando a crise capitalista mundial estourar novamente e as capitais andorinha fugirem.

COMPARTIR:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deja un comentario

Plataforma Latino Americana