Na realidade, no circo eleitoral brasileiro é a chamada “terceira via” o que está morrendo na praia, tanto na versão direita tradicional (a la Dória) como na versão extrema direita, a la Sérgio Moro que já morreu na praia.
O imperialismo impõe o mesmo circo eleitoral marcadas que aplicou no Chile, com a vitória de Gabriel Boric sobre o pinochetista Kass.
Por que o imperialismo precisa impor a “pax norte-americana” sobre a região?
Para aumentar os esforços de guerra, pois essa é a “saída” capitalista para a sua maior crise de todos os tempos.
Os supostos “esquerdistas”, como Boric, Gustavo Petro ou Lula e seu fiel escudeiro do Opus Dei Geraldo Alckmin, não passam de uma maquiagem, muito leve, para o imperialismo enganar os incautos e continuar com os brutais ataques contra os trabalhadores e os povos.
As terceiras vias não serão totalmente descartadas. Elas ficarão na reserva. Até Alckmin é uma “terceira via” de direita.
Mas elas cumprirão um papel muito importante nos governos dos estados e no Congresso para fazer do Lula uma “Rainha da Inglaterra” piorada. Isso será facilitado pelo vale tudo das urnas eletrônicas e outros mecanismos “pouco ortodoxos”.
O governo Lula tende a ser ainda mais caricaturesco que o governo Boric no Chile.
Na crise capitalista, a tendência é o fortalecimento dos polos, com o detalhe de que o grande peso pesado da política (os trabalhadores mobilizados) ainda não entrou em cena. Por enquanto … pois as condições de vida insuportáveis crescente fazem entrar em cena até as pedras.