ArabicBasqueBelarusianCatalanChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
O PT irá reverter a “privatização” da Eletrobras?

O PT irá reverter a “privatização” da Eletrobras?

O PT (Partido dos Trabalhadores) declarou que buscará retomar o controle da Eletrobras no caso de Lula/ Alckmin vencer as próximas eleições presidenciais.

Obviamente a reversão da privatização passa muito longe da mobilização dos trabalhadores e do povo nas ruas. Seria apenas o questionamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre as quebras legais que aconteceram durante o processo de privatização e/ou a recompra de ações para o governo voltar a ter 50% das ações.

O ex ministro da Fazenda dos governos do PT (2006-2014), Guido Mantega, declarou “Eu não tenho dúvidas que há formas, nem que, no limite, você tenha que recomprar ações.” “O melhor caminho é você questionar e derrubar na Justiça essa privatização, que tem várias irregularidades.”

Mas o próprio processo de privatização dificultará qualquer ação legal para a Eletrobras voltar a ser controlada pelo governo. Um desses mecanismos (“poison pills”) é que para alguém mais de 30% das ações deverá pagar um ágio de 100%, e para comprar mais de 50%, o ágio será de 200%.

Mas fora o “juridiqués” que está a serviço dos grandes capitalistas, principalmente os estrangeiros, está o fato que o PT durante seus governos praticamente nada sequer questionou das privatizações mais escandalosas realizadas nos governos de FHC.

Por exemplo, sobre a escandalosa privatização da Vale do Rio Doce, o PT nada fez.

Nada fez sobre a privatização parcial de 40% da Petrobras, ou de parte da própria Eletrobras no final do segundo governo de FHC que fez com que as tarifas da energia elétrica aumentassem em 600% em três anos.

Também nada fez a respeito da estatização escandalosa da telefonia ou dos bancos estaduais.

Durante os governos do PT é verdadeira que a privatização total dos Correios, da Petrobras e da Eletrobras, assim como de outras várias estatais foi contida. Mas isso não significa que não continuasse avançando devagar por meio das terceirizações e de outros mecanismos.

Outros dos mecanismos que os governos do PT utilizaram para privatizar de maneira dissimulada foram as chamadas “concessões”.

Agora o ponto fundamental é que a candidatura Lula/ Alckmin é uma candidatura hiper direitizada e controlada, que é a candidatura preferencial do governo Biden, enquanto Lula é um militante destacado do Grupo de Puebla, que é controlado pelo Partido Democrata norte-americano.

O imperialismo norte-americano enfrenta sua maior crise de todos os tempos. É por isso que impôs a guerra na Ucrânia e evidentemente não está para muita brincadeira no seu quintal traseiro, a América Latina, que precisa controlar a ferro e fogo para justamente poder ir à guerra como a sua “saída” para a sua maior crise de todos os tempos.

Fim das privatizações e reversão das que já foram feitas, sob o controle dos trabalhadores organizados em comissões
Fim do segredo comercial!
Cancelamento da ultra corrupta dívida pública (que hoje consome mais de 40% do Orçamento Público Federal)!
Estatização do sistema bancário, de minas e energias e do comércio exterior!

COMPARTIR:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deja un comentario

Plataforma Latino Americana