Países «democráticos» votam contra resolução da ONU sobre nazismo

Países «democráticos» votam contra resolução da ONU sobre nazismo

A grande "surpresa" desta vez foi a grande quantidade de países votando contra essa resolução. Foram 120 votos a favor (incluindo o Brasil, a grande maioria dos países latinoamericanos e os países socialistas), 10 abstenções e 50 votos contrários.

Equipe de redação do jornal O Poder Popular

Estados Unidos, Ucrânia e grande parte da Europa votam contra resolução da ONU sobre o Nazismo

Como em todos os anos, a Assembleia Geral da ONU adotou nesta quinta-feira (15/12) uma resolução para combater a glorificação do nazismo. O documento é intitulado «Combater a glorificação do nazismo, neonazismo e outras práticas que contribuem para alimentar formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata» e foi proposto pelo governo russo.

Placar de votação da resolução

A grande «surpresa» desta vez foi a grande quantidade de países votando contra essa resolução. Foram 120 votos a favor (incluindo o Brasil, a grande maioria dos países latinoamericanos e os países socialistas), 10 abstenções e 50 votos contrários.

Diferente de anos anteriores, quando «somente» os paladinos da democracia Estados Unidos da América e o governo fascista da Ucrânia eram contra, agora temos grande parcela de países do «mundo democrático» e muitos filiados a OTAN (Austrália, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Grécia, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido e o tão famoso, mundo de «bem estar social» nórdico votaram contra a resolução (A/77/461).

A resolução reflete a preocupação dos Estados com «qualquer forma de glorificação do movimento nazi, do neonazismo e dos antigos membros da organização Waffen SS, incluindo a construção de monumentos e memoriais e a celebração de manifestações públicas para glorificar o passado nazi, o movimento nazi e neonazismo.»

Uma situação preocupante e que reflete os grandes tensionamentos mundiais advindos da crise sistêmica do capitalismo. É perceptível também o crescimento (e impunidade) das forças políticas fascistas pelo mundo, sobretudo nos países que votaram contra a resolução. Fica nítido que o fascismo ainda é uma arma e alternativa do imperialismo para tentar esmagar a classe trabalhadora pelo mundo.

Neonazistas nos EUA (à esquerda) e batalhão Azov, conhecido por ser neonazista, na Ucrânia. Créditos: E-daily / Wikimedia Commons – Revista Fórum

Precisamos debater, estudar e condenar as tentativas de revisionismo histórico que tentam apagar as forças revolucionárias e soviéticas como protagonistas na derrota do nazi-fascismo na II guerra mundial, e mesmo as tentativas abertas de reabilitação e normalização de figuras abertamente nazis ou pró-nazis.

A luta antiimperialista e antifascista estão mais do que nunca na ordem do dia para trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo!

Referências:

https://www.facebook.com/photo?fbid=10159244712992882&set=a.10156069489407882
https://revistaforum.com.br/global/2022/2/25/somente-eua-ucrnia-votaram-contra-resoluo-da-onu-de-combate-ao-nazismo-110706.html
https://sputniknewsbrasil.com.br/20221215/onu-adota-resolucao-russa-sobre-o-combate-a-glorificacao-do-nazismo-eua-vota-contra-26453014.html
https://press.un.org/en/2022/ga12483.doc.htm
https://undocs.org/Home/Mobile?FinalSymbol=A%2F77%2F461&Language=E&DeviceType=Desktop&LangRequested=False
https://www.facebook.com/edmilson.costa.5/posts/pfbid0tBqPbCWun77oAFBrdaFK1apRV8LeTogDx639DJfYqRnSZbwmb72H16RT8mbRhCmAl

COMPARTIR:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deja un comentario

Plataforma Latino Americana