Lula ou Bolsonaro: quem é mais progressista na política exterior?

Lula ou Bolsonaro: quem é mais progressista na política exterior?

Lula se aproxima dos EUA e a tensão com os BRICS só aumenta. "Nem Bolsonaro ousou ir tão longe"

No dia 10 de fevereiro de 2023, os presidentes Biden e Lula emitiram um comunicado conjunto sobre a guerra na Ucrânia que foi publicado no site oficial da Casa Branca.

Nesse comunicado, está escrito:

“Eles lamentaram a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia e a anexação de partes de seu território como violações flagrantes do direito internacional e pediram uma paz justa e duradoura.

Eles expressaram preocupação com os efeitos globais do conflito na segurança alimentar e energética, especialmente nas regiões mais pobres do planeta e expressaram apoio ao pleno funcionamento da Iniciativa dos Grãos do Mar Negro.

O Presidente Biden e o Presidente Lula afirmaram sua intenção de fortalecer a cooperação em instituições multilaterais, particularmente no contexto da próxima presidência brasileira do G20.”

Lula “esqueceu-se” que o Brasil é um membro fundador dos BRICS e, pelo menos, por uma questão de ética diplomática devia um mínimo de consideração pela Rússia que também é um membro fundador.

Jair Bolsonaro, que é um fascista em termos ideológicos, não ousou ir tão longe. O seu governo se absteve de condenar o governo Putin.

A Rússia é uma potência regional e aplica uma política defensiva.

O governo Putin avisou desde 2007 que a entrada da Ucrânia na OTAN (Organização do Atlântico Norte) era uma linha vermelha.

As declarações do presidente da Ucrânia, Zelensky, na reunião da OTAN em janeiro de 2022, as suas anteriores declarações sobre que a Ucrânia adquiriria armas nucleares e as sucessivas declarações provocadoras do governo Biden empurraram o governo Putin à guerra.

Essa foi a solução imediata para o que seria mais um iminente estouro capitalista mundial, que no início de 2020 tinha sido contido por meio das políticas aplicadas em função da “pandemia”.

A priorização da reunião do G20, promovida pelos Estados Unidos, contra as reuniões e alinhamentos com os BRICS mostra com clareza a política exterior do governo Lula/ Alckmin.

A submissão da política exterior do governo brasileiro ao imperialismo norte-americano em questões centrais mostra que a margem de manobra ficou muito reduzida.

Na política econômica a margem será ainda muito menor.

A contenção do povo brasileiro com programas sociais e com demagogia lulista deverá ter muito menos força que a que teve nos três governos do PT.

A pressão da pior crise capitalista mundial sobre a América Latina deverá aumentar.

Novos Perus, novos estouros sociais, estão colocados em pauta em toda a região. O Brasil está muito longe de poder ficar isento.

COMPARTIR:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

1 comentario en «Lula ou Bolsonaro: quem é mais progressista na política exterior?»

Deja un comentario

Plataforma Latino Americana