Greve dos Petroleiros por tempo indeterminado

Greve dos Petroleiros por tempo indeterminado

Pela revogação da venda de todas as refinarias da Petrobras! Petroleiros convocam paro nacional por tempo indeterminado e pedem ajuda a toda nação brasileira para defender a soberania de nossos recursos!
Hoje 27 de junho de 2023, começou a greve dos petroleiros por tempo indeterminado.

A categoria convoca toda a sociedade civil brasileira e todas as categorias de trabalhadores, urbanos e rurais, professores, eletricitários, químicos, entregadores e motoristas de app, caminhoneiros, metroviários, agricultores sem-terra, das periferias e todos os demais, para aderirem a uma ampla mobilização nacional que apoie os trabalhadores petroleiros nessa luta que é de todos nós, pelo nosso patrimônio público, pela revogação das privatizações em prol da soberania e do desenvolvimento nacional das nossas forças produtivas, para que não sejamos mais parasitados pela rapina imperialista.

É preciso da mobilização NACIONAL.

Os ataques à Petrobras são históricos, datam desde a sua criação, que ensejou o golpe militar que levou Getúlio Vargas ao suicídio, citando nominalmente a Petrobras em sua carta-testamento, bem como a necessidade do povo lutar por sua soberania energética.

De lá pra cá o processo de desmanche é constante, desde a quebra do seu monopólio estatal, à financeirização internacional das suas ações na bolsa de valores de Nova York, até a autorização do STF da sua privatização em fatias.

Em protesto contra mais esse desmonte da soberania energética nacional, o Sindipetro Ceará/Piauí entrará em greve no próximo dia 27 de junho, sem data prevista para acabar.

A privataria “neoliberal” continua a todo vapor

A privataria “neoliberal” de Temer/Bolsonaro segue firme e ativa através da privataria PTucana de LulAlckmin que dentre outras “maravilhas” aprovou a entrega de R$ 225 bilhões da Petrobras aos especuladores financeiros.

A próxima vítima desse entreguismo inescrupuloso, que tem marcado todos os governos pós 1988, é a Lubnor (Lubrificantes e Derivados do Nordeste), uma das maiores refinarias produtoras de asfalto da Petrobras, responsável por 10% da produção de asfalto do país.

Localizada no Ceará, abastece toda região Nordeste e se tornou de extrema importância depois da privatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), localizada em São Francisco do Conde, na Bahia, cuja venda foi feita pelo governo Bolsonaro por preço aviltante a um grupo árabe.

Agora será a vez da Lubnor ser entregue pelo governo “democrático” de LulAlckmin para a Grepar Participações, uma família oligarca do Paraná. E assim vão se criando monopólios privados em setores energéticos estratégicos para o país, submetidos à lógica do lucro, e não aos interesses públicos, e que atuam sob o controle dos donos do mercado mundial.

A autorização para a venda foi dada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que já estava prevista desde maio de 2022, e que portanto dará seguimento ao processo de “desinvestimentos”/desmonte na Petrobras instaurado durante os governos Temer e Bolsonaro, visto que além de não haver intenção do governo em contestar a legalidade das vendas e revogar as privatizações criminosas feitas pelos governos anteriores, o atual governo está repetindo exatamente a mesma prática inescrupulosa, ilegal, de entregar a Lubnor a preço vil (34 milhões de dólares, 55% abaixo do preço de mercado); um preço que não cobre nem o seu maquinário, nem o valor do terreno.

Terreno este cujo 1/3 pertence à Prefeitura de Fortaleza, que entrou na justiça contra a Petrobras alegando que não autorizou a venda, e portanto não poderia ter sido vendido.

Afinal, para quê este governo foi eleito se as políticas “neoliberais” fiscais e privatistas continuam sendo exatamente as mesmas?

Serve apenas para sermos enganados com a fake news da revogação do teto de gastos, ou com a fake news da revogação do PPI do petróleo, uma vez que a política de preços da Petrobras continuará atrelada às oscilações internacionais?

Pela revogação da venda ilegal da Lubnor!
Pela revogação da venda de todas as refinarias da Petrobras!
Pela revogação da venda da Eletrobras!

COMPARTIR:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deja un comentario

Plataforma Latino Americana