Qual é o futuro das principais áreas dos Correios e por quê?

Qual é o futuro das principais áreas dos Correios e por quê?

Apesar do governo em atividade ter suspendido a tentativa de privatização do governo substituído, Essa hoje como silenciosa, nos persegue nos bastidores a todo vapor.

Terça-feira 14 de maio de 2024

Até onde essa situação poderá chegar e quais serão seus motivadores?

1- Qual será o destino  do Setor de encomendas dos Correios?

Esse setor encontra-se em crescente sucateamento, o que se acentuou após a Lei 521/2021onde governo, empresa e seus pelegos que se dizem sindicalistas silenciam.

Enquanto isso, os Correios continuam trabalhando com métodos arcaicos e com investimentos ainda insuficientes, impossibilitando o avanço para combater o crescimento dos concorrentes.

Em vários CEEs empresas de logística high tech se valem da infraestrutura dos Correios para desenvolver seus negócios, seus lucros e sua própria infraestrutura, com investimentos bilionários.

Considerando ainda que essas empresas trabalham com mão de obra terceirizada e muito mal paga, com a atual legislação os Correios não são páreo para concorrer nesse segmento que é o filé mignon desse mercado.

O mais provável é que o Setor de Encomendas dos Correios se contraia progressivamente até seu possível desaparecimento.

2- O que acontecerá com as agências oficiais dos Correios?

A política dos Correios para as agências já vem de anos favorecendo as tal de agências franqueadas, com vantagens e facilitações em relação aos prazos para repassar o faturamento aos Correios. enquanto o fechamento das agências oficiais e o aperto nas metas vem se estreitando com força e objetivo de justificar o desmantelamento.

O grosso das agências será as franqueadas e Parceiras; as agências oficiais irão progressivamente sendo substituídas.

3- Entrega de cartas: será mantido para os Correios?

A entrega de cartas e outras funções sociais dos Correios devem ser mantidas para os Correios porque não produzem lucros e os abutres capitalistas fogem que nem o Diabo foge da cruz dos serviços sociais que não geram bons lucros.

4- Continuará existindo funcionários concursados?

A tendência e a eliminação gradual dos funcionários concursados e nesse processo o crescente ataque contra os direitos e benefícios adquiridos.

Os Correios basicamente ficará focado na entrega de cartas, boletos, ENEM e outras atividades sociais.

Qual é o sentido para um governo orientado a garantir os lucros dos grandes empresários e a pagar a ultra corrupta dívida pública, de manter funcionários concursados?

E se trata de um serviço de baixa qualificação que pode ser realizado por terceirizados.

Além disso, se for adotada alguma solução tecnológica para fazer a triagem, para abandonar o método hiper arcaico atual, o tempo de entregas será aumentado, o que facilitaria a contratação de terceirizados por seis horas sem direito a absolutamente nada e ganhando uma mixaria (que hoje é de R$800 por 4 horas trabalhadas e  sem direito a nada).

5- O que acontecerá com os aposentados?

As aposentadorias deverão cair fortemente porque a política oficial é acabar com a previdência e transformá-las em fundos financeiros semi privados como já acontece em vários países.

É a mesma política que há em andamento para os fundos de pensão estatais.

Recentemente as aposentadorias foram desvinculadas do salário mínimo. Isso significa que numa situação hiper inflacionária como a que aparece no horizonte, ao estilo Argentina, as aposentadorias viram fumaça.

6- Qual é a saída?

Em termos de política oficial não há saída porque essa é a política imposta pelos donos da América Latina, os Estados Unidos, que vivem a sua maior crise histórica que, em boa medida, eles estão repassando-a para as nossas costas.

O “sindicalismo» oficial atual está morto, a sobrevida é como agente direto e cartorial dos patrões e do governo.

A única saída possível deve vir da organização da luta a partir da base e ainda considerando a toda a categoria, incluindo terceirizados e aposentados, em primeiro lugar, e a unidade de todos os trabalhadores.

Por um Correios público e de qualidade!

Pelo fim da Lei 521/2021! que entregou o setor aos abutres capitalistas high tech(tecnologia de ponta)

Por uma campanha salarial de luta! que atenda os interesses dos trabalhadores e do povo

Sindicatos para lutar!

COMPARTIR:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deja un comentario

Plataforma Latino Americana