Lula foi à esquerda ou à direita?

Lula foi à esquerda ou à direita?

"Opss" sem querer escapou uma crítica. "Pequenos" erros de análise, mas que têm vínculos com interesses materiais concretos são a fórmula certa para a completa degeneração política e enfatizar a traição de classe.

Numa palestra, do dia 26 de novembro de 2022, Rui Costa Pimenta, o presidente do PCO (Partido da Causa Operária) disse que Lula teria refletido e ido à esquerda, da mesma maneira que o fez Luiz Carlos Prestes, o herói nacional da Coluna Prestes e líder histórico do PCB (Partido Comunista Brasileiro).

Minuto 51 de https://www.youtube.com/watch?v=EAQzLJLx1Mc 100 anos do PCB – Brasil: história e atualidade nº 3 – 26/11/22

A consideração de que o indivíduo tenha ido à esquerda por haver emitido algumas opiniões ou porque no governo Lula/ Alckmin preferencialmente estejam participando figurões da ala direita do PT é evidentemente impressionismo, embora o assunto possa ser polemizado.

Agora o que não podemos ignorar é que o indivíduo Lula encabeça o governo Lula/ Alckmin, que na realidade é mais um governo Alckmin que Lula e, portanto, é muito mais direitista que os quatro governos anteriores do PT.

A situação não poderia ser diferente se avaliarmos a situação política mundial e fundamentalmente a maior crise capitalista de todos os tempos.

O imperialismo norte-americano visa manter pacificado o seu quintal traseiro, no qual o país principal é o Brasil.

Em uma das palestras recentes do Rui Costa Pimenta no Brasil 247, ele disse que na América Latina, o governo Biden impôs governos «esquerdistas» muito direitizados para impor a sua política. E cita o exemplo do Chile, Colômbia. Mas «esqueceu» de citar o Brasil. Será que o Brasil não está na América Latina?

O papel do PT e principalmente do Lula no governo Lula/ Alckmin é o de botar panos quentes enquanto a turma dos Pérsio Arida, Pedro Malan e Armínio Fraga mantém os brutais ataques anteriores contra os trabalhadores e o povo brasileiro e ainda os ampliam mais um pouco.

Nenhum desses ataques será sequer questionado, da mesma maneira que nos governos Lula nem sequer a escandalosa “privatização” da Vale do Rio Doce foi questionada.

Sobre o escândalo do Banestado, que pagou por conta de propinas das “privatizações” de FHC o equivalente a US$ 300 bilhões hoje, nem uma palavra.

Lula/ Alckmin foi a fórmula imposta pelo imperialismo norte-americano com todos seus agentes no Brasil apoiando-a. A começar pelos mesmos golpistas que tinham imposto o bolsonarismo em 2018, como a Rede Globo, a “justiça”, a cúpula das forças armadas, as organizações empresariais e a Embaixada dos Estados Unidos.

A tentativa de golpe bolsonarista do domingo 8 de janeiro de 2023 resultou no que?

Não seria por acaso que agora os cachorro-louco bolsonaristas foram contidos e o Governo Lula/ Alckmin (que venceu as eleições por uma diferença pífia) pode governar com mais facilidade? E está amarrado ao ultrarreacionário STF, às forças armadas agora controladas e com o imperialismo, principalmente o norte-americano, exigindo o que considera dele.

«Tudo isso a quem beneficia? «

«Pequenos» erros de análise, mas que têm vínculos com interesses materiais concretos são a fórmula certa para a completa degeneração política e enfatizar a traição de classe.

COMPARTIR:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deja un comentario

Plataforma Latino Americana